quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Câncer no intestino - A cirurgia

Internei dia 19/09/2011 no Hospital São Francisco fiz diversos exames pré operatórios, no dia 20/09/2011 o cirurgião venho me avisar que talvez a cirurgia tenha que ser adiada, por causa do meu coração, que talvez não resista. Mas depois venho o clinico geral, e me avisou que estava tudo bem com o meu coração e a cirurgia estava confirmada para as 07:00 horas do dia 21/09/2011
Correu tudo bem, foi uma cirurgia de grande porte. Levou mais de 3 horas. Foi feito um corte bem grande, para que o médico pudesse examinar visualmente os outros órgãos. Estavam todos bem, sem sinais de doença.




Um detalhe : O anestesista viu que eu estava muito nervoso ( era minha primeira cirurgia ) então ele conversou comigo, me explicou tudo que seria feito. No fim ele disse " eu vou ficar nesse canto, te monitorando e cuidando de ti " depois completou " quando tu acordar na recuperação, não vais sentir dor nenhuma, vais achar inclusive que a operação não foi feita, mas não te mexe muito pois estará cheio de pontos, e nunca vai sentir dor "
Realmente nunca senti nenhuma dor, o anestesista deixou um cateter na minha espinha, e durante alguns dias ele me injetou morfina..
O cirurgião tinha me dito que ele faria uma emenda do intestino e não me deixaria estomizado  ou ostomizado ( a grafia mais recomendado hoje em dia é estomizado ) ( usando a bolsinha ), mas depois ele mudou de ideia, ele pensou que se desse alguma coisa errada eu teria que usar a bolsinha o resto da vida - o câncer era muito perto do ânus - 10cm que é a distancia minima para fazer uma emenda , não daria para fazer duas emendas se a primeira desse errado.

45 comentários:

  1. Acho que estou com um tumor no colon do intestino e estou muito assustado, tenho consulta amanha. Sua historia me encoraja. Mas e ai, ta usando a bolsinha ou nao? como se sente hoje?
    Grato,
    Marcelo santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcelo, eu não uso a bolsinha já fazem 11 meses.
      Estou muito bem, não tenho tempo de escrever mais no blog.
      Fiz uma revisão agora em novembro, tudo bem.
      O melhor remédio para o câncer é procurar ajuda médica o quanto antes.
      Boa sorte na tua consulta, é meio apavorante no inicio,mas depois é bem mais facil do que se pensa.
      Um abraço
      Batista

      Excluir
  2. Vc retirou parte do intestino?
    o que vc sentia e por cuanto tempo?
    diarreia?
    Grato por sua atenção,
    Marcelo Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu retirei todo o reto.
      Sintomas? Só tive uma unica vez. fui no banheiro fiz o numero 2, e saiu sangue depois ( na sequencia das fezes ) no dia seguinte já estava no médico. que cuida da minha diabetes e ele me encaminhou para um colonproctologista, que fez uma colonoscopia...
      Isso me salvou, cerca de 60% dos óbitos desse câncer são causados pelo tempo, o cara espera muito tempo para ir ao médico e o câncer se espalha
      Nunca tive diarreia
      Se quiser perguntar mais alguma coisa, esteja a vontade

      Excluir
  3. Me desculpe mas, voce ja nao usa mais a bolsa e retirou todo o reto como vc evacua entao? vc nao tem mais o reto certo?

    Tenho colonoscopia na segunda feira px.
    Obrigado pela atenção, informação também salva vidas!
    Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunte sempre o que quiser
      Foi retirado o reto e feito um desvio no intestino para usar a bolsinha. Mas foi deixado um pedaço do intestino que emenda no anus. 10 cm
      Uns 60 dias depois a cirurgia estava ok. Então fizemos a reversão, que consiste em pegar esse intestino desviado e emendar nesse pedaço que vai para o anus.

      No começo a evacuação é de difícil controle, mas com o tempo o intestino vai se moldando, se dilatando, para substituir o reto, hoje em dia tomo uns 3 Imosec por dia para manter as fezes mais duras e mais fácil de controlar, vai mais um ano para " educar ' melhor o intestino.

      Excluir
  4. Admiro sua coragem, parabéns, por ela, vc merece viver não só porque todo ser humano merece, mas merece sobretudo por ter coragem, CORAGEM que salva VIDAS!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post! Achei esse aqui também que da umas informações a mais sobre câncer de intestino. Vale conferir!
    http://publivida.org.br/outros/casos-de-cancer-no-intestino-crescem-30/

    ResponderExcluir
  6. Inicialmente, compartilho com os que te parabenizam pela iniciativa, por certo muitos se sentem encorajados.
    Eu estou preste a fazer um a cirurgia no intestino, sentia cólicas, uma espécie de muco era expelido quando evacuava. Depois de um tempo vi sangue. Ocasião que fui ao médico que de pronto me passou uma colonoscopia. Deu um tumor na sigmoide. O tumor parece grande, mas pelos exames pre-operatórios o estadiamento parece que está localizado na sigmoide. Espero em breve poder dividir com vocês o sucesso de minha cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que o cirurgião me ensinou : 50% do sucesso de um procedimento médico depende do otimismo do paciente .
      Vai com fé, fé em Deus, nos médicos, no hospital
      Tudo de bom pra ti.

      Excluir
    2. Agradeço irmão. Creio em Deus, creio na equipe médico e espero a cura. Abraço

      Excluir
  7. Olá, meu caro, fico feliz pela sua total recuperação e pela iniciativa de dividir um pouco de sua caminhada até chegar a merecida vitória.
    Me chamo Valmir, tenho 40 anos e também fui surpreendido com um endo na sigmoide. Embora seja jovem o tamanho do "menino" grande.Felizmente no estadiamento sua lesão continua local. Porem, só mesmo com o exame citopatológico teremos certeza de sua extensão.
    Já fiz todos os exames pré-operatórios, estou aguardando a liberação do plano de saúde para que o médico marque a cirurgia. No meu caso, ele já me orientou que ficarei 02 dias na UTI por medida de segurança.Confesso que no início isso me preocupou, mas depois entendi a precaução.
    Segundo a anestesista, vou tomar a geral e a peridural. O que me causou surpresa, mas ela me explicou que a peridural é recomendada para que eu n me mexa da cintura pra baixo de forma a não comprometer a cirurgia. Inicialmente, será por laparoscopia, porém o médico não descartou a possibilidade de fazer a tradicional.
    No seu caso, como se deu o pós-cirúrgico, você teve q ficar na UTI? por quanto dias? Depois de quanto tempo evacuou? se alimentou com sólido? Você chegou a emagrecer em razão da dieta? Fez a limpeza no intestino? São muitas interrogações, não é? Desde já fico grato por sua resposta. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ola Silva
    Meu pós operatório foi bem complicado
    Teria alta em 10 dias, mas no sétimo dia complicou tudo, arrebentaram pontos, deu inflamação,nova cirurgia, então fiquei 5 dias na UTI, mais 15 dias muito mal, fiquei no total 38 dias corridos no hospital.
    Usei a " bolsinha " fiz a reversão e evacuei em uns 3 dias.
    Emagreci o normal nesse tipo de cirurgia...uns 20 quilos, dos 72 quilos que pesava fui pra 52 que hoje estão plenamente recuperados

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,
    Li por acaso depois de pesquisar sobre câncer de intestino.
    Meu tio chegou ao hospital alguns dias atrás vomitando fezes, o câncer dele já estava em estágio IV, tendo se espalhado até o fígado e criado nódulos pulmonares e bosniak I.
    Minha mãe estava ( ainda está por estar cuidando dele todos os dias ) responsável por ele e acompanhei de perto.
    Quando o médico disse que iria operar, até estranhei pq em alguns casos, os médicos nem chegam a abrir ainda mais estando no estágio IV e tendo se espalhado.
    E por incrível que pareça, ele passou pela cirurgia e quatro dias depois ele estava em casa, hoje acordou e ligou em casa perguntando à minha mãe se ele podia comer pão com ovo ( tive que rir quando ela me disse isso hahaha ) ...
    Agora ele vai passar por oncologista e começar as sessões de quimmioterapia e nas palavras do gastro que o operou, ele pode até voltar a usar o pedaçco do intestino que não foi removido.
    Chegou ao ponto de metástase tb ou quando descobriu estava só no intestino ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Waléria
      Graças a Deus, o meu tumor foi diagnosticado bem no começo.
      Então não tinha acontecido a metástase.
      Hoje em dia a medicina esta muito avançada, felizmente eu ( e o teu tio )tivemos essa doença no século 21
      Pra chegar ao ponto que o teu tio chegou ( vomitar fezes ) ele deve ter ignorado diversos sintomas de que alguma coisa estava errada.
      Me disseram que mais da metade dos óbitos desse tipo de câncer é falta de atenção ( ou medo ) do paciente
      Abração

      Excluir
    2. olá gostaria que vcs me ajudassem minha mãe teve o diagóstico de cancer no intestino. Preciso que vcs mandem mensagem e conversem comigo pois estou nervosa

      Excluir
    3. Ola Pamela, sua mae ja foi operada? Tive cancer de intestino e estou operada ainda com pontos. Dependendo da localizacao e do tamanho, esse cancer eh curavel!

      Excluir
  10. Oi!!! Estou muito emocionada lendo tudo isso a02 meses atrás passei por tudo isso com minha mãe, câncer de intestino, mas no caso dela o medico diagnosticou que todos os órgãos dela estavam comprometidos e que pós cirurgia ela não sairia do hospital que no máximo 08 dias teria p ficar conosco, bom imagina o que passei. Mas tudo passou Deus a curou que nem quimioterapia não precisou. Mas minha pergunta é o seguinte qto tempo depois da cirurgia vc sentiu que estava bem e que podia ficar só??? Há ela tb ficou com a bolsinha, o medico disse que é permanente mas mesmo assim vou atrás de ajuda p ver se consigo reverter, ela tirou o intestino grosso, acha que no caso dela é pssivel????

    ResponderExcluir
  11. Ola, eu deveria ter alta do hospital 10 dias depois da primeira cirurgia, mas ela complicou no sétimo dia, inflamou arrebentaram pontos, levei bastante tempo para me recuperar e ficar bem, alguns meses.A tua mãe foi abençoada por Deus. Não sei se é possível a tua mãe fazer a reversão e tirar a bolsinha ( mas, como você bem sabe, para Deus não é impossível )

    ResponderExcluir
  12. fiquei muito otimista ao ler as perguntas e respostas, meu pai vai fazer a cirurgia daqui a 3 semanas aproximadamente, estou muito assustada e desesperada, e pra piorar a minha preocupação, os médicos não falam em qual estagio está o câncer dele, pelo menos ele não está sentindo nenhum sintoma graças a Deus, isso é um bom sinal que o câncer está no inicio? Ele tem 63 anos e tem diabetes.
    Detalhe: diabete dele está 259, é muito alta? E perigoso fazer a cirurgia com a diabete assim? Ele vai se operar no SUS, é de confiança esse hospital?
    Por favor responda, estou aflita e com muito medo

    (o que significa: câncer do colón descendente YAMADA II, lesão ulcerada....o que significa?

    Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Giselle
      Só o médico tem condições de responder as tuas perguntas
      Mas, vai dar tudo certo, pode apostar
      Abração

      Excluir
  13. oi, tenho 29 anos e descobri um cancer no intestino grosso, que foi retirado numa colonoscopia, ainda aguardo realizar uma nova colonoscpia para ver como está e fazer nova biópsia, tenho fé que vai estar tudo bem, obrigada por compartilhar sua historia, me ajudou a ver que não estou sozinha.

    ResponderExcluir
  14. Olá, torço pelo bem estar de cada um de vocês. Retirei câncer de intestino (reto sigmóide) em 2007. Foi cirurgia de emergência, o tumor inchou ao ponto de não passar mais nada. Graças a Deus, após passar por quimioterapia por um período de 6 meses, hoje estou bem de saúde. Já se foram 6 anos. Faço exames de rotina 1 vez no ano (colonoscopia, tomografia, CEA, raio-x).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal
      Eu também estou fazendo a revisão dos dois anos, são os mesmos que você faz.
      Abração

      Excluir
    2. Batista, não sei se ocorre com você, mas sempre que chega nos dias de realizar os exames, começam a aparecer sintomas (psicológicos), sinto dor em tudo, ao ponto de já me preparar para uma notícia ruim.
      Este mês, por exemplo, fiz uma tomografia, e apareceu uma imagem minúscula (4 mm) no meu fígado. Já fui no médico bem preocupado e ele disse que não era nada de mais e pediu uma ressonância pra certificar. Graças a Deus, não deu nada na ressonância. Vou retornar no médico na próxima segunda.

      Excluir
    3. Cara, sei bem o que é isso, qualquer dor de barriga a gente pensa no pior ( eu estou todo tomado pela doença )
      Mas uma coisa me preocupou muito uma época é o meu exame de CEA , em nov 2012 ele deu 9.quando estava com câncer ele estava em 6,5 . me apavorei.fizemos diversos exames de imagem e tudo bem, mas o CEA subindo. Ele indica alguns tipos de câncer e inflamações, até se gente for fumante passivo ele já aumenta, são as nossas defesas atuando. Quando deu 117 o oncologista me deitou numa mesa de exames e apertou a minha barriga, chegou doer, ele disse tumor não é ( ele teria sentido com as mãos, deve ser a tua alimentação, quando chegou em 170 nova tomo, e o radiologista achou o que era : gordura no figado, de comer e beber . Amigo levei o laudo do exame para o oncologista, ele me explicou que não tinha nada de câncer que era gordura no figado ( estava inflamado por alimentação com muita gordura, bebida ) e olhou pro teto pensando o que iria dizer e falou " Não morre de câncer, vai morrer de se alimentar mal " Comecei uma dieta no mesmo dia...

      Excluir
    4. Nossa, mas graças a Deus estamos bem. Não fumo nem bebo. Estou planejando há muito tempo me alimentar somente de coisas saudáveis. Normalmente minha dieta não é tão ruim, não sei nem pq tive câncer. Nunca ninguém na minha família teve e eu na época tinha 21 anos. Os médicos dizem que foi raríssimo acontecer.

      Excluir
  15. Ai está um exemplo da importância de ir ao médico, quando há alguns sintomas.

    ResponderExcluir
  16. Fico feliz por tantas informações, estou me recuperando da retirada de tumor no reto, a cirurgia foi tudo bem, fiz quimioterapia, radioterapia, usei bolsa de colostomia. Agora voltei a fazer sessões de quimio por alteração no CEA, mas me sinto muito confiante na minha cura por interseção de Deus, assim como a sua e de tantas outras pessoas.

    ResponderExcluir
  17. Olá a todos. Fiz no dia 18/01/2014 a retirada total do intestino grosso, devido a um tumor no sigmoide. Como existiam vários casos na família e pelos exames histológicos a recomendação era tirar tudo para não aparecer mais e ter que refazer. Foi feito por laparoscopia, porém no final tiveram que abrir 12 cm abaixo do umbigo. Ligaram o intestino delgado diretamente no reto. Fiquei um dia no hospital e mais três no quarto. Já no 3º dia pude jantar arros feijão e almondegas de carne e cenoura. Fui para casa sem nenhum medicamento e sem dor. Depois de duas semanas já estava me alimentando quase normalmente, evitando gorduras excesso ena 3 semana as fezes já estavam consistentes. Não tomo nenhum medicamento e vou ao banheiro em média 4 a 5 vezes ao dia. Com o tempo o número de vezes vai diminuir, ideal 3x ao dia. Hoje levei o resultado da biópsia a oncologista e o resultado indicou que não tem mais nada de ruim. Não terei que fazer a quimioterapia ou qualquer outro tratamento. Não tenho mais nenhum timor e aos poucos vou voltando as atividades. Dia 18/03/2014 completo 3 meses e já poderei fazer atividades físicas de esforço. Espero uma vida normal adaptada a nova condição, com alimentação saudável a partir de agora.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei muito otimista em ler todos esses relatos, meu pai emagreceu muito, estava reclamando de dor pélvica do lado esquerdo e constipação. Levei ao médico, marcadores tumorais normais, a única alteração é como se ele estivesse com uma grande inflamação, como uma diverticulite ou inflamação na próstata. Sou enfermeira e trabalho com tomografia, foi visto uma massa de 8cm no Cólon sigmóide, lesão localizada. Ele vai fazer a colonoscopia quarta feira, vai dar tudo certo... Confio muito em Deus. Obrigada Batista por compartilhar sua vitória e dar esperança as outras pessoas... Obrigada também à todos que postaram suas vitórias aqui... Vou voltar para postar a nossa também.

    ResponderExcluir
  19. Vim aqui pela primeira vez muito aflita, pois tinha descoberto que meu pai tinha um câncer no sigmóide, piorou quando descobri que era um adenocarcinoma. Mas Deus é maravilhoso, papai operou ontem, início da cirurgia 15:30h e término 00:55h. A lesão era muito maior que 8cm, os médicos conseguiram retirar todo o câncer, papai esta no CTI para recuperação e esta ótimo. Não tenham medo... Confiem em Deus sempre. Glória a Deus, agora é só tratar, a cura é certa pois Deus é o único capaz de fazer acontecer. Obrigada senhor e obrigada aos médicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeca a Deus por cada dor, cada tratamento, cada batalha... sinal q esta brigando e vivo!! E agradeca tb por nao ter metastases assim como minha mae.. q Deus abencoe e qq coisa, gostaria de poder ajudar!

      Excluir
  20. Como é bom compartilhar experiências, bom há dois meses atrás perdi meu pai ele faleceu de infarto do miocárdio com 58 anos de idade foi um choque para toda família e quando ainda se encontrávamos todos abalado soubemos que minha mãe estava com adenocarcinoma no cólon descendente e pedras na vesícula foi uma noticia devastadora só imaginava que não poderia perder minha mãe mais graças a Deus! ela realizou a cirurgia hoje e ocorreu tudo bem não precisou usar a colostomia. agora estou um pouco assustada porque estou com o sintoma de diarreia mas não sei se é meu emocional abalado ou se tenho que procurar um médico pois pode ser algo, pois essa doença é hereditária?

    ResponderExcluir
  21. Somos guerreiros e vencedores, essa cirurgia para muitos é sofrimento, mas graças a Deus temos essa opção da bolsa, comigo foi assim duas cirurgias em menos de 48 hs com direito a hemorragia, coma induzido e uma bela embolia pleural, 30 dias de hospital , 14 kg a menos ...agora estou me recuperando devagar, mas ainda tenho dores, a reversão da bolsa só depois que curar o meu pulmão que vai ser lá pelo dia 15 de Janeiro ..estou bem , mas já estive mal e com depressão, mas de tanto pedir forças do alto , o meu anjo está me atendendo! obrigada! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, a melhor ajuda é do alto, vai com fé que dá certo.

      Excluir
  22. Minha mãe passou pela cirurgia , retirou um metro do intestino e o baço, já faz um mês e três dias q ela ta internada e já passou por quatro cirurgia.

    ResponderExcluir
  23. UM DETERMINADO DIA FUI AO BANHEIRO, LÁ QUANDO ESTAVA EVACUANDO, NOTEI QUE AS FEZES ESTAVA VINDO COM SANGUE BEM VERMELHO AÍ ME ASSUSTEI FIQUE TOTALMENTE APAVORADO, TIVE VERGONHA DE FALAR COM MINHA ESPOSA, MEUS FILHOS E AMIGOS.NO PASSAR DOS DIAS IA AUMENTANDO A QUANTIDADE DE SANGUE, ATÉ QUE UM DIA TIVE CORAGEM E FALEI COM MINHA ESPOSA DAÍ PRÁ FRENTE FOMOS NO MÉDICO E ATRAVÉS DE EXAMES CONSTATOU QUE ESTAVA COM CÂNCER DE INTESTINO EM 21/08/2015 FIZ A CIRURGIA TIROU 75 CENTÍMETRO DO INTESTINO SOFRI MUITO NA RECUPERAÇÃO, MUITAS E MUITAS FEZES INDO AO BANHEIRO, PASSEI NOITES E MAIS NOITES INDO AO BANHEIRO, POIS HOJE AINDA ESTOU EM RECUPERAÇÃO, MAS POSSO COMER DE TUDO COM MODERAÇÃO,UM CONSELHO EU DIGO PARA QUEM ESTÁ COM O MESMO PROBLEMA NÃO SE AFLINJA, NÃO FIQUE PREOCUPADO, É UMA DOENÇA QUE TEMOS QUE PASSAR POR ISSO PARA EDUCAR MELHOR NOSSA ALIMENTAÇÃO.QUE DEUS ABENÇOA TODOS QUE ESTÃO NESTE BARCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais cedo procurar ajuda médica melhor, aconteceu isso comigo de sair sangue, no dia seguinte eu estava no médico .
      Metade dos óbitos dese tipo de câncer são por vergonha do paciente pedir ajuda.

      Excluir
  24. Batista, meu pai fez essa cirurgia e não precisou da bolsa de colostomia. Já recebeu alta e está se recuperando em casa..gostaria de perguntar se é normal o emagrecimento no período pós cirurgia? Aconteceu isso com vc? Se sim, qto tempo levou pra recuperar? Tomou algum suplemento vitamínico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente perde cerca de 20 Kg,
      A recuperação vai depender de cada um
      Tomei suplemento sim, hoje em dia recomendaria o Nutrem Senior, mas consulte o médico antes de tomar.

      Excluir
  25. Minha tia chegou ao medico com febre no dia 6 de Dez 2015. Foi constatato que ela tinha um cancer no intestino grosso de 11cm de diametro. Ela foi transferida para o Hosp. Bandeirante na Liberdade, Sp. Os medicos avisaram pra ela que o caso era grave, mas que iriam fazer a cirurgia, retirar parte de intestino mas que era tratavel (nao tinha metastase). A cirurgia era pra ser ate no max. dia 11 de Dez. Os medicos, por alguma razao decidiram adiar a cirurgia para terca da semana seguinte. Na sexta de manha, minha tia tomou um cafe com leite e imediatamente comecou a se sentir muito mal, com dores muito fortes na regiao do tumor. Medicaram ela com luftal e dipirona... Ela dormiu, acordou no sabado, tomou banho e pelas 8 da manha começou a vomitar muito (ela estava a 4 dias sem evacuar). dai ela teve uma parada cardiaca, e faleceu no sabado 12 dez 2015. Minha duvida eh: QUANTO TEMPO DEPOIS DE SEU DIAGNOSTICO, FOI FEITA A CIRURGIA PARA RETIRADA DO TUMOR? EH NORMAL ESPERAR TANTO? Fico na duvida se tivessem feito a cirurgia de imediato, se ela nao estaria viva... Esta muito dificil aceitar a morte dela. Ela tinha 45 anos, infelizmente tinha pessimos habitos alimentares (sobrepeso), fumava e bebia... Obg e que Deus abencoe a todos

    ResponderExcluir

Após uma revisão seu comentário será publicado !